4 dicas para o equilíbrio entre vida e trabalho

4 dicas para o equilíbrio entre vida e trabalho – Temos acompanhado o desenrolar de uma nova cultura onde estamos sempre disponíveis, certo?

O resultado disso é um estímulo constante de levar trabalho para casa e estender o horário comercial.
O fato de saber que é possível trabalhar de qualquer lugar – para muitas profissões – não significa que deva ser feito. A disponibilidade excessiva tende a nos levar a um vício pelo trabalho.

Surge mais que nunca uma grande necessidade de buscar o equilíbrio saudável entre a vida profissional e aquela que existe fora. A seguir a Aguaboa separou algumas dicas que ajudam a encontrar o equilíbrio sem alterar muito seu dia a dia.

 

Pratique meditação

Dê preferência ao período da manhã antes que sua mente se preencha com uma lista de tarefas. É comprovado que meditar regularmente melhora o ânimo, produtividade e níveis de energia. 10 minutos para se sentar em silêncio pode ajudar muito a manter a serenidade e a calma.

 

Organize seus dias e semanas

Antecipe e faça primeiro as tarefas mais difíceis, quando o nível de energia tende a estar maior. Deixe reuniões importantes e relatórios para o começo do dia. Outras demandas mais simples podem ficar para o final do dia e para as sextas-feiras, quando a energia vai baixando.

 

Trabalhe de forma inteligente, não pesada

Fixe-se em suas prioridades: é preciso aceitar que você só tem algumas horas no dia e que seu combustível é limitado. A partir disso, decida o que é fundamental fazer primeiro.

 

Reserve um tempo para se desconectar

Ficar dependente de uma tela é prejudicial para nossa saúde física e mental – não fomos desenhados para estar ligados o tempo todo! Planeje um tempo do seu dia sem acesso à tecnologia.

Dedique algum tempo para passar tranquilamente, desligue o despertador, todas as mudanças citadas vão causar um impacto positivo no seu bem-estar. Mantenha a balança – trabalho/pessoal – equilibrada.

Comentários