Carboidratos – Mitos e Verdades

Carboidratos – Pães, massas, batata, biscoitos e muitas outras delícias! Estes alimentos, dentre outros, são conhecidamente fontes de carboidratos e muitas vezes vistos como vilões em uma alimentação, não é mesmo? Mas, na verdade, as coisas não são bem assim! A Aguaboa cita alguns mitos e verdades sobre essa fonte de energia.

Os carboidratos, juntamente com proteínas e gorduras, são os nutrientes responsáveis por fornecer energia a todo o corpo. Quando comparado com a mesma quantidade de gordura, os essess fornecem aproximadamente metade da energia ao nosso corpo.

Em números, 1 grama de carboidrato fornece 4 kcal, enquanto que 1 grama de gordura corresponde a 9 kcal. Apenas por curiosidade, as proteínas contribuem com a mesma quantidade de energia que os carboidratos.

Você sabia que os carboidratos são a fonte preferencial de energia para o nosso corpo, especialmente para o cérebro? Sem estes nutrientes, nosso corpo tem que se adaptar para suprir a necessidade de energia, o que acaba desequilibrando o bom funcionamento do organismo. Por isso, dietas da moda com muito pouco ou zero carboidratos não são boas alternativas para emagrecimento. Por isso, opte sempre pelo equilíbrio!

Em uma alimentação saudável e equilibrada, ao menos 50% da energia que necessitamos ao longo do dia deve ser proveniente dos carboidratos! Esse valor pode variar de acordo com cada indivíduo, podendo chegar até a 60%.

Açúcares presentes nos doces e guloseimas são considerados fontes simples, pois apresentam estruturas menos complexas, o que quer dizer que eles são metabolizados mais rapidamente em nosso corpo, sendo capazes de promover picos nos níveis de açúcar no sangue.

Faça boas escolhas: Sempre que possível, prefira as fontes de carboidratos integrais, pois estas contêm fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Além disso, elas aumentam a sensação de saciedade e auxiliam no controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue.

O que devemos evitar na verdade é o consumo exagerado de carboidratos em nossa alimentação, principalmente os açúcares!

O carboidrato das frutas se chama frutose e, por mais que seja muito saudável, não podemos exagerar na dose. Em média três porções de frutas por dia é o ideal! Lembre-se que o suco natural também conta. Então, nada de tomar litros e litros só porque é natural, ok? Nesse caso, prefira água mineral Aguaboa!

Aguaboa, um incentivo à saúde.

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