Prática de esportes e o Verão

Prática de esportes e o Verão – A Aguaboa acredita no esporte como fonte de adquirir mais energia e de preservar as funções do corpo, isso pensando no presente e no futuro.

 

Hoje vamos falar aqui no Blog sobre a prática de esportes e o verão que logo, logo começa! Se prepare com a gente.

Correr no parque, ir à academia do condomínio, praticar yoga, muay thai, crossfit, toda movimentação no intuito de manter a mente e o corpo em sinergia, traz o equilíbrio e conserva a saúde. São incontáveis estudos realizados por todo mundo que comprovam o processo de produção e liberação da endorfina durante e depois de uma atividade física.

 

Você sabe o que é endorfina?

 

Endorfina (endo = interno, morfina = analgésico), é uma substância (opiáceo) natural  produzida pelo cérebro (glândula hipófise) que possui uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora  o estado de humor e provoca alegria. Algumas fontes de consegui-la são: 1) prática regular de exercícios, 2) comer chocolate, pimenta e outros alimentos que trazem boas memórias, 3) tomar ginseng

Prática esportiva e o Verão

 

Daqui a poucos meses começa o verão 2019, o sol, astro da estação, também funciona como uma força que melhora nosso humor. Note a tendência das pessoas a querer sair, estar na rua! É bom sentir o sol na pele, e claro, com alguns cuidados sobre a exposição adequada, são surpreendentes os benefícios da luz solar:

 

Melhora a qualidade do sono

 

Quando a luz solar atinge os olhos, o nervo óptico envia uma mensagem para a glândula no cérebro que produz melatonina (hormônio que ajuda a dormir) diminuindo a sua secreção até que o sol se põe. Por outras palavras, a luz solar durante o dia aumenta de forma natural a produção de melatonina durante a noite. Níveis baixos de produção de melatonina estão ligados a fraca qualidade de sono, especialmente em jovens.

 

Benéfico para o Alzheimer

 

Pesquisas demonstram  que a exposição à luz solar durante o dia, alternada com a escuridão da noite,  ajuda a melhorar alguns aspetos da doença de Alzheimer, reduzindo a agitação, aumentando a eficiência do sono e diminuindo as insônias.

 

Alivia a depressão

 

Há muita investigação sobre a relação entre a luz solar e o humor. Um dos estudos mais conceituados demonstrou que o sol de fato aumenta os níveis de um dos antidepressivos naturais do cérebro. Em dias ensolarados, o cérebro produz mais serotonina do que em dias encobertos.

Estamos ansiosos para a chegada do verão, e você?

Se você está buscando essa sensação de bem estar, diminuição de dores articulares e musculares, disposição, melhor estado de humor e alegria, invista seu tempo na prática regular de atividades físicas.

 

Acompanhe nosso blog, temos novidades  toda semana!

 

Até a próxima.

Comentários